Instrumentos de pesquisa
Os instrumentos de pesquisa são entendidos como preceitos ou processos que o cientista deve utilizar para direcionar, de forma lógica e sistemática, o processo de coleta, analise e interpretação dos dados.
Os instrumentos de pesquisa a serem utilizados nos trabalhos monográficos dependem, num primeiro momento, dos objetivos que o investigador pretende alcançar e do universo a ser pesquisado.
Instrumentos de pesquisa mais usados na Contabilidade
- Observação
- Questionarios
- Entrevistas
-Checklists
-Pesquisa documental
OBSERVAÇÃO
Para Fachin (2002, p.35), o método da observação “é o início da pesquisa científica, pois serve de base para qualquer área das ciências”. A principal vantagem da observação é a percepção direta e sem intermediação dos fatos, que reduzem sensivelmente a subjetividade que permeia o processo de investigação. A observação esta dividida em: observação simples ou assistemática, sistemática e participante
OBSERVAÇÃO SIMPLES OU ASSISTEMÁTICA
A técnica da observação simples ou assistemática é comumente utilizada, segundo Gil (1999), em casos de estudos exploratórios, em que os objetivos não são claramente especificados; pode ser que o pesquisador sinta a necessidade de redefinir seus objetivos ao longo do processo.
O pesquisador permanece abstraído à situação estudada, apenas observa de maneira espontânea como os fatos ocorrem e controla os dados obtidos.
OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA
Marconi e Lakatos (2002) argumentam que a observação sistemática é utilizada quando há controle da situação, isto é, para responder a propósitos preestabelecidos.
Esse tipo de observação é utilizada quando a pesquisa requer a descrição mais detalhada e precisa de fenômenos ou teses de hipóteses.
INSTRUMENTOS AUXILIARES DA OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA
- Quadros
- Anotações
- Escalas
- Dispositivos eletrônicos e mecânicos
OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE Segundo Gil (1999) a observação participante pode assumir duas