Os Principais Instrumentos De Pesquisa
Entrevista: Os métodos de entrevista são uma aplicação dos processos fundamentais de comunicação que quando são corretamente utilizados permitem ao investigador retirar das suas entrevistas elementos de reflexão muito ricos. Nos métodos de entrevista, contrariamente ao inquérito por questionário, há um contato direto entre o investigador e os seus interlocutores. Esta troca permite o interlocutor do investigador exprimir as suas ideias, enquanto que o investigador, através das suas perguntas, facilita essa expressão e não deixa-la fugir dos objetivos de investigação, cabendo também ao investigador trazer elementos de análise tão fecundos quanto possível.
Questionários: Um questionário é um instrumento de investigação que visa recolher informações baseando-se, geralmente, na inquisição de um grupo representativo da população em estudo. Para tal, coloca-se uma série de questões que abrangem um tema de interesse para os investigadores, não havendo interação direta entre estes e os inquiridos.
Autorrelato: É utilizado quando uma pesquisa tem como fim descobrir o ponto de vista de um determinado grupo de pessoas, saber a opinião deles com as palavras deles sem ter que ditar o rumo da coleta de dados. É um resumo do que está sendo abordado. Você simplesmente deixa a pessoa ir falando e somente vai anotando as partes mais relevantes do relato.
Registros institucionais (análises documentais): É um dos primeiros instrumentos de pesquisas a serem utilizados, uma vez que as empresas utilizam das fichas e documentos que já possuem em seus arquivos poupa tempo e dinheiro que seriam gasto numa pesquisa iniciada completamente do zero. Poupariam tempo com dados recentes, mas em dados com mais de dois anos faz-se necessário uma atualização das informações.
Grupos focais: É um grupo de discussão informal com até 12 pessoas que tem como objetivo colher informações com profundidade. Normalmente é representados por pessoas que compartilham das