trabalho academico
1 – INTRODUÇÃO 3 2. MODOS DE CONSTITUIÇÃO DA FAMÍLIA 4 2.1 - SER MULHER E MÃE 5
2.1.1.- FAMÍLIA TRADICIONAL VERSUS MODERNIDADE 8 2.1.1.1- PARTICIPAÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO 9 3. -CONCLUSÃO 11 4. - REFERENCIAS 12
1 . INTRODUÇÃO
Nos últimos tempos várias mudanças ocorridas no plano socioeconômico cultural vêm mostrando, pautadas ao processo de globalização capitalista a partir do século xx, uma forte tendência a divisão domestica do trabalho, aonde vem interferindo na dinâmica e organização familiar contemporânea.
Nesse contesto é possível afirmar que a família contemporânea tendo como base o contexto sócio histórico, sofreu muitas mudanças em relação à organização familiar, atritos que até então não existiam começaram a aparecer, as divisões entre pais e filhos começaram a desaparecer. Com todas as mudanças de estilo de vida e de comportamento tanto sexual, como de organização de tarefas, tanto domesticas como de carreiras e realização profissional, a mulher inserida no campo de trabalho está batalhando por um espaço social, onde briga pela valorização e compreensão tanto sentimental como de igualdade, buscando sua realização profissional, na luta pelo mesmo direito a dos homens.
Hoje em dia, a idade não é mais determinante quando o assunto e maternidade graças, sobretudo ao avanço da medicina. Na essência, ser mãe, apesar de toda revolução sexual, tecnológica e profissional, não é muito diferente do que foram e sentiram nossas mães, avós e bisavós.
As famílias de hoje não tem mais regras como antigamente, os adolescentes querem dizer aos pais como eles querem agir, pensar, falar e até relacionar-se com outras pessoas de seu convívio no trabalho e roda de amigos.
Abordar e discutir um tema em que as famílias e sua s relações com trabalho estão sendo discutidas, gera muitas dúvidas em que está certo ou errado, ou em como se está sendo