Instrumentos de Medição Eletrônicos
Função: Medir diretamente o nível de luz de um ambiente, onde este nível de iluminação (ou iluminamento) irá depender da utilização da tarefa que será realizada.
Unidade de medida: Lux
Representação: lx
OBS: Os luxímetros possuem 3 funções principais:
1- Os erros de cálculos oferecidos pelo instrumento, como nível inferior ou superior de lux, se devem a reposição inadequada da lâmpada ou a utilização incorreta de uma luminária. Para a correção deste erro basta trocar a lâmpada para uma com uma quantidade maior ou menor de lumens de saída, este fator irá depender da utilização pendente, ou promovendo a iluminação local de uma iluminação suplementar.
2- Seu medidor indicar se as lâmpadas e luminárias estão sujas e precisam de limpeza, pois isso pode atrapalhar o nível de iluminamento.
3- Possuindo um orientador para o caso de ampliador de instalação ele indica o nível de iluminamento satisfatório, sendo uma réplica de como será a instalação ampliar, evitando cálculos, simplificando assim o sistema.
Tacômetro Função: Medir a velocidade de um eixo giratório em termos de números de rotações por segundo ou por minuto.
Unidade de medida: Pode ser dada em Rotações por minuto ou Hertz
Representação: RPM ou Hz
O tacômetro pode ser utilizado como um capacitor, onde este é um dispositivo simples constando uma chave rotativa, um capacitor e uma bateria.
Um exemplo da utilização da medida de Rotações por segundos é quando um amperímetro é ligado em série com um dos condutores, assim ele indica o valor médio da corrente, pois ela aumenta segundo a velocidade de rotação do eixo e é adaptada a RPM.
O tacômetro amplamente utilizado consiste numa combinação de gerador e voltímetro. O eixo gerado esta ligado gerador está ligado ao eixo cuja velocidade deve ser medida, quanto maior rapidez de rotação do eixo, maior será a tensão gerada e maior a leitura do voltímetro. Como a tensão gerada é proporcional a velocidade do eixo,