Instrumentos de medidas
Utilizar os matérias necessários para medir e calcular a área de determinados objetos considerando o limite do erro instrumental de cada instrumento.
Introdução
Régua Milimetrada – É a mais utilizada para medir objetos não muito pequenos e quando não a precisão desejada não é alta. O limite do erro instrumental (l.e.i) fica entre ±0,2 mm e ±0,5 mm
Paquímetro – É o mais utilizado para medir objetos pequenos. Ele possui duas bases, sendo uma fixa e solidária com a escala principal e outra móvel. Quando o paquímetro está fechado, o zero do vernier (base móvel) coincide com o zero da escala. Quando se desloca o cursor, a distância entre as bases (o comprimento a ser medido) é a indicada pelo zero do vernier na escala principal. As bases possuem encostos onde se apóia o objeto a ser medido. No caso do paquímetro o l.e.i é de ±0,05 mm.
Micrometro - é um instrumento de alta sensibilidade constituído basicamente de um parafuso micrométrico capaz de mover-se num corpo cilíndrico ao longo do próprio eixo. O passo do parafuso é 0,5 mm, o que significa que, em cada volta completo, o parafuso avança ou recua de 0,5 mm em extensão. Para medir as voltas completas do parafuso há uma escala fixa no corpo cilíndrico e paralela ao eixo do parafuso e dividida a cada 0,5 mm com os traços da divisão alternando-se acima e abaixo da linha central. Solidário ao parafuso, há um tambor circular dividido em 50 partes e, como a cada volta o parafuso avança 0,5 mm, a cada divisão do tambor o parafuso avança 0,01 mm. Para o micrometro o l.e.i é de ±0,002 mm.
Materiais utilizados
• Régua milimetrada
• Paquímetro
• Bloco em forma de paralelepípedo
• Disco de metal
Procedimento Experimento
Medidas dos objetos
Bloco com a régua:
A= 49 ± 0,5 mm; B= 79 ± 0,5 mm e C= 36 ± 0,5 mm
Bloco com o paquímetro:
A= 49,90 ± 0,05 mm; B=80,45 ± 0,05 mm e C= 39,25 ± 0,05 mm
Disco com o paquímetro:
H= 6,85 ± 0,05 mm
D= 34,00 ± 0,05 mm
R= D/2= 17,00 ± 0,05 mm