Conhecendo a AIDS
A Aids (Síndrome da imunodeficiência adquirida) é uma doença do sistema imunológico humano causada pelo vírus da imunodeficiência humana ( HIV ).
Durante a infecção inicial o doente pode passar por sintomas semelhantes ao da gripe, e só vem seguido de um longo período sem sintomas algum. A medida que a doença progride ela interfere cada vez mais no sistema imunológico do doente, o tornando mais propenso a adquirir outras doenças como infecções oportunistas, câncer entre outras (que não afetam pessoas com sistema imunológico saudável).
Como a AIDS pode ser transmitida?
O vírus do HIV é transmitido principalmente por relações sexuais sem o uso de preservativo, agulhas hipodérmicas, de mãe para filho, durante a gravidez, parto ou amamentação e transfusões de sangue. O vírus NÃO É TRANSMITIDO através de SALIVA ou LÁGIRMAS.
O que pode acontecer após adquirir a Aids?
O período inicial depois da contaminação do vírus HIV é chamado de INFECTÇÃO AGUDA ou SÍNDROME RETROVIRAL AGUDA. Muitos infectados desenvolvem uma doença parecida com à gripe ou mononucleose durante duas ou quatro semanas depois a exposição ao vírus, mas nem todas pessoas apresentam sintomas significativos.
Os sintomas ocorrem de 40% a 90% dos infectados e podem ser febre, inchaço dos gânglios, inflamação de garganta, erupção cutânea, dor de cabeça e/ou feridas na boca e genitais. Por causa do seu carácter não-específico, a doença não apresenta sintomas frequentes, e tais não são reconhecidos como sinais de infecção por HIV.
Como prevenir a Aids? A Aids pode ser prevenida com o uso de preservativos que reduz até 80% das chances infecção, materiais medicinais descartáveis (agulhas), com programas de prevenção de infecção perimetral ( de mãe para filho ) que podem reduzir de 92% a 99% dos riscos, entre outros modos que os governos de cada país propõem.
Como curar e/ou tratar a Aids?
Atualmente na existe nenhuma vacina para o vírus HIV ou um tratamento que