Instrumentos da lambada
Pandeiro: São geralmente circulares, mas podem ter outros formatos. Enfiadas em intervalos ao redor do aro, podem existir platinelas duplas de metal, ou não. Pode ser brandido para produzir som contínuo de entrechoque, ou percutido com a palma da mão e os dedos.
Teclado: é um instrumento musical de teclas temperado, no qual se executam melodias e notas, formando uma harmonia. É composto por um conjunto de teclas adjacentes pretas e brancas, que quando pressionadas produzem os sons.
Chocalho: é o nome genérico para vários instrumentos musicais, mais precisamente idiofones de agitamento, que consistem num recipiente oco que contém pequenos objetos no seu interior.
O chocalho propriamente dito consiste num cilindro comprido oco, geralmente de metal, com objetos no seu interior.
Guitarra
Contra baixo
Em meados do século XIX, com o advento da Revolução Industrial, a racionalidade científica e o aprimoramento tecnológico nos sistemas de produção influenciaram decisivamente a forma com que o homem passou a se relacionar com o mundo natural. O papel crescente da ciência e tecnologia na sociedade moderna repercutiu nas relações sociais, políticas, econômicas e culturais, predispondo a sociedade à cultura científica de tal modo que impulsionou o surgimento da ficção científica como gênero literário (CARDOSO, 2006; OLIVEIRA, 2004).
De difícil delimitação conceitual, a ficção científica tem como marco consensual a obra Frankenstein (1817), de Mary Shelley, mas somente começou a se estabelecer como gênero com as obras de Júlio Verne – Viagem ao Centro da Terra (1864) e
20.000 Léguas Submarinas (1870) – e de Herbert George Well – A Máquina do Tempo
(1895), O Homem