Instrumentos avaliativos
Para julgar, o avaliador recorre a procedimentos que lhe permitam a obtenção das evidências de aprendizagens que lhe interessam, tendo em conta seus objetivos que daí geram novas atividades.
Os procedimentos são:
Testagem: conjunto de tarefas usadas para colher amostras do comportamento do indivíduo em uma determinada situação (conteúdos e capacidades) e em determinado tempo.
Auto-retrato: situação em que o aluno fornece informações sobre si mesmo fazendo perguntas, tirando dúvidas, dando respostas significativas e indicadoras de aprendizagem, mostrando com comportamentos e procedimentos suas alterações após cada nova aquisição.
Observação: são procedimentos do professor que permitem a apreensão direta do fenômeno que vai ser avaliado fazendo uso constante da testagem e do auto-retrato.
Vivificar esse tipo de Avaliação implica em explicitar o Projeto Educacional e Social da U.E. contido no P.D.U. com o compromisso do desenvolvimento de todos os alunos de acordo com seu nível de aprendizagem. Conta-se com isso com a participação dos alunos de cada classe, dos pais e integrantes da Escola. Todos devem se preocupar em não diminuir a auto-estima diante de cada momento de reconhecimento do nível individual provocado por cada avaliação.
Ao se perceber as dificuldades decido pela superação através do atendimento individualizado, com atividades diferenciadas e próprias, com a grande cooperação do Coordenador, do Diretor, da Assessoria da SMEE e de órgãos especializados em avaliações de alunos com dificuldades de aprendizagem não superadas pelas estratégias comuns de