Instrumento de intervenção psicopedagógica
Tema:
A construção da idéia da parte e do todo na fase operatório concreto.
Delimitação do tema:
A construção da idéia da parte e do todo na fase operatório concreto – um estudo entre crianças de 7-8 anos.
Nome/Título do trabalho:
O raciocínio empírico-dedutivo de crianças de 7 a 8 anos: instrumento de interveção psicopedagógica.
Problema detectado:
A dificuldade da aquisição da base alfabética, advinda do não estabelecimento entre a parte e o todo em crianças de 7-8 anos de idade. Hipótese de tratamento/ terapia:
Emprego de jogos que exijam associação da parte com o todo, que envolva inicialmente figuras. Um jogo adequado que pode atender a esse objetivo é o “Jogo metades”.
Justificativa da escolha:
Nos jogos de regras, o aprendiz abandona seu egocentrismo e passa a ser social, pois as regras impostas pelo grupo devem ser respeitadas sendo que, o não cumprimento desta implica no fim do jogo social. Este tipo jogo engloba as regularidades presentes na estrutura dos jogos de exercício e simbólico. Os aprendizes aprendem as regras dos jogos e jogam em grupos. Os jogos de regras são, segundo Piaget, “ a atividade lúdica do ser socializado.”
Ao jogar jogos de regras, os aprendizes assimilam a necessidade de cumprimento das leis da sociedade e das leis morais da vida E ao possibilitar ao sujeito o Jogo dominó das Metades, possibilito que este gradativamente introjete a ideia do sistema alfabético de escrita, que possui regras e regularidades.
As estratégias de ação, a tomada de decisões, a análise de erros, lidar com perdas e ganhos, replanejar as jogadas em função dos movimentos dos adversários, tudo isso contribui para o amadurecimento de questões pertinentes a aquisição da base alfabética.
O Jogo Dominó das Metades possibilita o desenvolvimento do pensamento lógico, a atenção e a percepção visual, a identificação e a comparação de formas, bem como associações das partes com o todo das figuras,