Instrumentação de Estruturas Civis
1. Instrumentação
A instrumentação de Barragem de Enrocamento e Face de Concreto (BEFC) objetiva essencialmente a observações dos recalques e deslocamentos horizontais do maciço de enrocamento e a movimentação
Barragem de Enrocamento
A Instrumentação de uma BEFC objetiva, essencialmente, a observações dos recalques e deslocamentos horizontais do maciço de enrocamento, a movimentação da laje de montante e da vazão efluente.
Células de Recalque
As Células de Recalque são instrumentos de funcionamento hidráulico baseando-se no princípio dos vasos comunicantes.
Cuidados especiais são tomados para a troca de água a fim de se evitar a presença de bolhas de ar na tubulação, presença de partículas sólidas e de algas entre outros. As leituras são efetuadas nas Cabines de Leitura.
Extensômetros Múltiplos de Haste tipo KM
O objetivo é a determinação de Deslocamento Horizontal de pontos internos do maciço de enrocamento.
São instalados nas mesmas seções onde estão instaladas as Células de Recalque, com o objetivo de se obter as resultantes dos deslocamentos do aterro durante a Construção, Enchimento e Período Operacional.
As leituras são de fácil execução e a correção das mesmas devido à movimentação conjunta do enrocamento e do sistema de medição são realizadas a partir de Leituras Topográficas realizadas em Marcos Superficiais instalados nas Cabines.
Cuidado especial será dado à análise dos resultados, pois o seu funcionamento, para comprimentos longos, pode ser comprometido face à deformação do enrocamento, e, conseqüente, atrito excessivo na haste. Para que seu mecanismo de funcionamento seja preciso, há necessidade de instalação de dispositivo para o tracionamento, uniforme e constante das hastes de medição.
3.1.1 Medidor Magnético de Recalque
Os Medidores Magnéticos de Recalque são constituídos por tubo-guia e placas magnéticas instalados no interior do maciço com o objetivo de obter módulo de deformabilidade do enrocamento.