Instrumentos - Engenharia Civil
Os engenheiros civis são responsáveis pela elaboração, orientação e execução de projetos de engenharia civil para construção e/ou manutenção de obras em geral. Desenvolvem planos e métodos de trabalho para orientar o andamento das obras de acordo com os padrões técnicos adequados.
Tais obras podem apresentar problemas, e para resolve-los, podem ser usados dois métodos de trabalho. Estes métodos são: teórico e o experimental. Muitos problemas requerem à aplicação dos dois métodos. Vai depender é da natureza e da gravidade do problema. Muitos problemas não possuem teóricas adequadas para serem solucionados, levando grande período de estudo experimental. Por isso, os dois métodos devem ser usados como um servindo de complemento para o outro.
Segue a seguir, uma tabela retirada do slide do professor Toshiaki Takeya, da Universidade de São Carlos (adaptado de DOEBELIN (1990)), que mostra as principais características dos dois métodos citados anteriormente:
Método teórico
Método experimental
1. Normalmente fornece resultados que são mais de uso generalizado do que para aplicações particulares.
1. Normalmente fornece resultado que se aplicam somente ao sistema especifico ensaiado. Entretanto, técnicas tais como a análise dimensional, permitem realizar generalizações.
2. Em geral requer a adoção de hipóteses simplificadoras. Sendo assim, é analisado o modelo matemático simplificado, e não o sistema físico real do problema, isto significa que o comportamento previsto teoricamente é sempre diferente do comportamento real.
2. Não é necessário adotar hipóteses simplificadoras, se o ensaio for realizado ao sistema real. O comportamento verdadeiro do sistema é obtido.
3. Em alguns casos, pode conduzir a problemas matemáticos complicados. Isto impedia o estudo teórico de muitos problemas, no passado. Atualmente, a disponibilidade de computadores de alta velocidade e de grande capacidade, permite o estudo teórico de muitos problemas que não podia ser