Instituções sociais
INSTITUIÇÃO SOCIAL
Instituição Social é uma forma de organização, ou organismo social, que tende a durar independentemente da vontade de seus integrantes. É também definida como um conjunto de regras e procedimentos produzidos, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade e que têm grande valor social ; são os modos de pensar , de sentir, e de agir que a pessoa encontra preestabelecidos na sociedade e cuja mudança se faz muito lentamente, com dificuldade.
O comportamento humano tem por característica a padronização, isto é, sempre que um agente social obtém aquilo que deseja, tende a repetir o comportamento adotado em novas situações, assim como tende a ser imitado pelos que o cercam. A gratificação ou a punição decorrente das diversas ações leva à padronização e à formação de usos e costumes , e à cristalização das formas de comportamento social, ou à sua institucionalização.
A FAMÍLIA
A Família é o primeiro grupo social a que pertencemos ; é uma instituição social constituída pelo conjunto de pessoas unidas por vínculos de parentesco e consangüinidade. Independentemente do modelo ou concepção de família, é nela que somos educados para continuar biológica e socialmente a estrutura familiar.
A família não é só a primeira forma de vida em grupo que a maioria das pessoas experimenta, ela também serve de mediadora entre o indivíduo e a sociedade, ajudando-o a ocupar seu lugar no mundo maior. Em toda sociedade, o parentesco foi, em algum momento, a unidade-chave da organização social, mantendo sua influência na economia, na vida política, na religião e até mesmo na guerra.
A palavra família é tão comumente usada que se torna necessário utiliza-la com precisão ao estudar a sociedade. Para nos ajudar a definir mais claramente o significado do termo família, os sociólogos geralmente concordam em usar as seguintes definições:
Família