instituto monitor
1º Ano do Ensino Médio - Sociologia
Temas:
A origem da Sociologia.
Durkheim e os fatos sociais.
August Comte e o Positivismo.
Atividades:
a) Como se originou a sociologia?
A sociologia é uma ciência que tenta explicar a vida social, nasceu de uma mudança radical da sociedade, resultando no surgimento do capitalismo.
DESENVOLVIMENTO:
1. O século XVIII foi marcado por transformações que fizeram o homem analisar a sociedade como um novo "objeto de estudo”. Essa situação foi gerada por três Revoluções: Industrial - que consolidou o capitalismo face ao feudalismo; Francesa - em nome da igualdade, liberdade e fraternidade colocou no poder a burguesia, destronando a nobreza e o clero; e a Culrural - que pela revalorização da razão, da ciência e da técnica é responsável pelo modo de vida da modernidade.
A partir de então o homem começou a desenvolver métodos e instrumentos de análise capazes de traduzir sua experiência social de maneira científica. Criou como nas outras ciências, métodos e averiguações e começou a fazer formulações sobre a sociedade que pudessem ser comprovadas através de observações e experimentos, de modo a tornar a ação humana explicável em termos de regularidade (leis de interpretações) e previsões de acontecimentos.
A formação da sociologia como ciência deu-se no século XIX com a definição do seu objeto e método a partir do posicionamento em relação àquele contexto revolucionário, de pensadores de três tendências distintas: os conservadores que buscavam reorganizar a sociedade com base nos valores feudais: família, propriedade, autoridade e religião, os positivistas que eram otimistas em relação ao desenvolvimento do capitalismo industrial, trabalharam para consolidar a ordem e o progresso.
Com o capitalismo além de outros de outros conflitos surgiu à luta de classes, que até hoje é manifestada nas graves, nos movimentos sociais, nas reivindicações por melhores condições de vida.
b) Como