contabilidade internacional
Classificação e mensuração de instrumentos financeiros
- Empréstimos e recebíveis - são ativos financeiros não derivados, com pagamentos fixos ou pré - determináveis e que não são cotados em mercado ativo. é registrada inicialmente pelo valor justo e subseqüentemente, pelo custo amortizado, utilizando-se taxa de juros efetiva.
- Mantidos ate o vencimento - são instrumentos financeiros não derivativos com prazo fixo ou pré - determinável de pagamento e para os quais a entidade possui a intenção e a capacidade financeira de mante - los ate o vencimento, exceto aqueles inicialmente designados como VJR ou DPV ou empréstimos e recebíveis.
essa categoria é contabilizada inicialmente pelo valor justo e, subseqüentemente, pelo custo amortizado utilizado-se a TJE.
Os seguintes aspectos desqualificam a intenção de manter um ativo ate o vencimento.
a) Inexistência de um prazo definido, como por exemplo ações;
b) Intenção de venda relacionada com custo de oportunidade, riscos de mercado, de liquidez, de solvência e cambial e, também, mudanças na estrutura de financiamento da entidade.
c) Inexistência de capacidade financeira para o carregamento do ativo
d) Restrições legais ou regulatórias que possam impactar na intenção da entidade de carregar o ativo ate o vencimento.
- Ativos e passivos financeiros a valor justo, com ajuste no resultado (VJR) - Esses ativos ou passivos financeiros poder ser divididos nas seguintes subcategorias, as quais não podem ser alteradas subseqüentemente:
a) Disponível para negociação
I - São aqueles adquiridos individualmente ou em grupo com o propósito de negociação em curto prazo.
II- Parcela de uma carteira de instrumentos financeiros que são gerenciado de forma combinada para a qual exista histórico referente ou atual de transações com o objetivo de lucro em curto prazo.
III - Instrumentos financeiros derivativos exceto aqueles qualificados como HEDGE nos temos IAS 39.
IV -