INSTITUTO DE CI NCIAS DA SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL DE CAMPOS – SGM
COODERNAÇÃO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA:
DOCENTE: ISABEL
DISCENTE: MAISA ARAUJO JOIA
Konder, Leandro. O que é dialética. São Paulo: Brasiliense, 2008. — (Coleção
Primeiros Passos: 23)
O QUE É DIALÉTICA
ASSUNTO
ORIGENS DA
DIALÉTICA
DESENVOLVIMENTO COMENTÁRIO/OBSERVAÇÃO
Dialética era, na Grécia antiga, a arte do diálogo. Aos poucos, passou a ser a arte de, no diálogo, demonstrar uma tese por meio de uma argumentação capaz de definir e distinguir claramente os conceitos envolvidos na discussão. (p.7)
Dialética na Grécia Antiga é
Na acepção moderna, considerada a arte do diálogo, da entretanto, dialética significa contraposição de ideias que leva a outra coisa: é o modo de outras ideias. pensarmos as contradições da
Marx fala da dialética realidade, o modo de sempre em um contexto de luta compreendermos a realidade de classes, diferentes interesses, como essencialmente que geram a contradição. contraditória e em permanente transformação. (p.7)
Nos fragmentos deixados por Heráclito, pode-se ler que tudo existe em constante mudança, que o conflito é o pai e o rei de todas as coisas. (p.8)
Parmênides ensinava que a essência profunda do ser era imutável e dizia que o
movimento (a mudança) era um fenômeno de superfície. (p.8)
Essa
linha de pensamentos que podemos chamar de metafísica (...) correspondia, nas sociedades divididas em classes, aos interesses das classes dominantes (...) bem tanto os valores e conceitos como as instituições existentes, para impedir que os homens cedam à tentação de querer mudar o regime social vigente. (p.9)
ORIGENS DA
DIALÉTICA
A concepção dialética foi reprimida historicamente (...).
Para
sobreviver, precisou renunciar às suas expressões mais drásticas, precisou conciliar com a metafísica, porém conseguiu manter espaços significativos nas ideias de diversos filósofos de enorme importância. (p.9)