Instituições: o histórico no processo (poder e decisão)
Características das instituições sociais:
Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida,constituída na sociedade com caráter normativo– ou seja,ela define as regras(normas)e exerce formas de controle social. As instituições são formadas para atender:
•as necessidades sociais.
•regular e controlar as relações sociais
•utiliza-se de meios coercitivos aceitos pela a maioria da sociedade.
Segundo Brigitte e Peter Berger, as principais características das instituições sociais são:
Exterioridade– realidade externa aos indivíduos.
Objetividade– reconhecimento por parte dos indivíduos que são legítimas.
Coercitividade– o poder é exercidos sobre as pessoas.
Autoridade moral reconhecimento das pessoas (legitimidade), permitindo as instituições agir e obrigar as pessoas as e comportar de acordo com as regras estabelecidas.
Historicidade– antes do indivíduo nascer as instituições já existiam.
Principais tipos de Instituição
Não descartando as demais, consideramos que as principais instituições sociais são: a Família, o Estado, as instituições Educacionais, e Igreja.
ESTADO
Direito e poder do Estado
O Estado é responsável pela organização e pelo controle social, pois detém, segundo Max Weber, o monopólio da violência legítima (coerção, especialmente a legal).
Segundo o jurista italiano Norberto Bobbio, a primeira vez que a palavra foi utilizada, com o seu sentido contemporâneo, foi no livro O Príncipe, de Nicolau Maquiavel.
As primeiras formas do Estado surgiram quando se tornou possível para centralizar o poder em uma forma duradoura. A agricultura e a escrita são quase sempre associados a este processo.
O Direito no Ocidente começa na Antiguidade Clássica. Durante esse período, o estado aparece de diversas formas, mas nenhuma delas como um moderno estado. Houveram monarquias como as dos faraós no Egito Antigo e como o Império Romano.
Depois apareceu o sistema feudal. Um