Instituições sociais
É um conjunto de regras e procedimentos padronizados, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade e que tem grande valor social. A instituição não existe isolada das outras. Todas elas possuem uma interdependência mútua, de tal forma que uma modificação numa determinada instituição pode acarretar mudanças maiores ou menores nas outras.
As instituições sociais servem como um meio para a satisfação das necessidades da sociedade. Nenhuma instituição surge sem que tenha surgido antes uma necessidade. Mas, além desse papel, as instituições sociais cumprem também o de servir de instrumento de regulação e controle das atividades do homem.
Família: primeiro grupo social a que pertencemos. É um tipo de agrupamento social cuja estrutura varia no tempo e no espaço. Essa variação pode ser quanto ao número de casamentos, quanto à forma, relações de parentesco, relação sexual e dos componentes básicos da sociedade. Os principais tipos de família são:
A monogâmica- união de um homem com uma mulher
A poligâmica-união de um homem com duas ou mais mulheres
E a poliândrica – união de uma mulher com dois homens ou mais
Religião: todas as sociedades conhecem alguma forma de religião. A religião é um fato social universal. Não resta dúvida de que a religião é uma das instituições mais importantes para a organização social, pelo seu conteúdo moral. A religião inclui crença ao sobrenatural, ritos e cerimônias. É inegável a tendência moderna de dar mais ênfase aos valores sociais do que religiosos, prova disso, é o surgimento de doutrinas mais modernas como a Teologia da Libertação.
A s instituições religiosas dizm respeito ás relações que os homens estabelecem com o sobrenatural, ou seja, com o que está além da observação
As crenças e os valores religiosos são fatores muito poderosos de formação de atitudes. A religião , por esse motivo , é um dos mais fortes componentes do caráter, do modo de ser de qualquer povo Política: são instituições