Instituição mental: psicanálise e toxicomania
INSTITUIÇÕES DE SAÚDE MENTAL: PSICANÁLISE E O TOXICÔMANO
CURITIBA/PR
2009
FLAVIO ROBERTO ALMEIDA LEMOS
INSTITUIÇÕES DE SAÚDE MENTAL: PSICANÁLISE E O TOXICÔMANO
Artigo apresentado ao Curso de Psicanálise – Teoria e Prática, para a obtenção do título de Especialista em Psicanálise – Teoria e Prática pela Faculdade Dom Bosco.
Orientador: Verônica Fleith
CURITIBA/PR
2009
INSTITUIÇÕES DE SAÚDE MENTAL: PSICANÁLISE E O TOXICÔMANO
LEMOS, Flavio R.A.[1]
FLEITH, Verônica. Orientadora
RESUMO:
Este trabalho tem como objetivo descrever qual a proposta de tratamento oferecido ao toxicômano em Instituições de Saúde Mental e qual o lugar a Psicanálise nessa Instituição, buscando discutir a função do analista em instituições de tratamento à toxicômanos, bem como o lugar do sujeito nesse tratamento. Como objetivos específicos, busca explicar como funciona o modelo vigente na visão médica, de suprimir o sintoma ou adaptar o sujeito como proposta psicossocial, cidadania e reinserção social, contrastando com a visão psicanalítica de tratamento, a transferência, a escuta, a primazia, do particular em oposição ao generalizante. Como método de pesquisa utiliza-se uma revisão da literatura, contemplando artigos escritos por Psicanalistas, pesquisadores com real interesse na saúde do toxicômano e sua autonomia.
Palavras-chave: Toxicômano; Psicanálise; Instituição.
INSTITUTIONS OF MENTAL HEALTH: PSYCHOANALYSIS AND THE DRUG ADDICT
ABSTRACT:
This work has how I aim to describe which the proposal of treatment offered to a drugaddict in Institutions of Mental and what Health the place the Psychoanalysis in this Institution, looking to discuss the function of the analyst in institutions of