instituicoes sociais
Uma sociedade não tem condições de sobreviver se não apresentar uma certa organização e relacionamento entre seus membros. Para que exista sociedade são necessárias interações conscientes entre os indivíduos que a formam. Sem organização, o homem não conseguirá, de maneira ideal, alimentação, vestimenta, moradia, enfim, realizar com plenitude todas as suas potencialidades.
Até os grupos sociais se organizam e mantêm relações recíprocas, como entre famílias, entre escolas, entre fábricas, etc.
Um aspecto cultural marcante dos povos é a organização social, que compreende os papéis exercidos pelos indivíduos na sociedade e as açôes decorrentes do desempenho desses papéis. Numa escola, por exemplo, o diretor orienta o trabalho de todos os funcionários, solicita melhorias para o prédio e suas instalações, participa de reuniões na delegacia de ensino para acompanhar as determinações da Secretaria de Educação; os inspetores cuidam da disciplina; os professores lecionam; os faxineiros cuidam da limpeza; os alunos participam das aulas etc.
A organização social engloba os diversos campos de atuação humana: econômico(atividades produtivas,comercio,serviços; político (governo); religioso (líderes espirituais e fiéis).
Na organização social, são importantes as RELAÇÕES DE PODER que se estabelecem entre os individuos que a compõem. Mas o que é poder? PODER, no sentido social da palavra, significa capacidade de agir, de produzir resultados que foram predeterminados. Assim,por exemplo, temos