instalações industriais válvulas
Válvulas são dispositivos destinados a estabelecer, controlar e interromper o fluxo em uma São os acessórios mais importantes existentes nas tubulações, portanto, merecem o maior cuidado na sua seleção, especificação e localização.
Em qualquer instalação deve haver sempre o menor número possível de válvulas, compatível com o funcionamento da mesma, pois são peças caras, onde há sempre possibilidade de vazamentos e que introduzem perdas de carga, às vezes de grande valor.
Sua localização deve ser estudada com cuidado, para que a manobra e a manutenção das mesmas sejam fáceis, e para que as válvulas possam ser realmente úteis.
Válvulas de Bloqueio
São válvulas que se destinam apenas a estabelecer ou interromper o fluxo, isto é, só devem funcionar completamente abertas ou completamente fechadas. Costumam ser sempre do mesmo diâmetro nominal da tubulação.
Válvulas de Gaveta: Esse é o tipo de válvula mais importante e de uso mais generalizado.
Os principais empregos das válvulas de gaveta são os seguintes:
Em quaisquer diâmetros, para todos os serviços de bloqueio em linhas de água, óleos e líquidos em geral, desde que não sejam muito corrosivos, nem deixem muitos sedimentos ou tenham grande quantidade de sólidos em suspensão.
Em diâmetros acima de 8” para bloqueio em linhas de vapor.
Em diâmetros acima de 2” para bloqueio em linhas de ar.
São usadas para quaisquer pressões e temperaturas. Não são adequadas para velocidades de escoamento muito altas.
Válvulas Macho: Aplicam-se principalmente nos serviços de bloqueio de gases (em quaisquer diâmetros, temperaturas e pressões) e também no bloqueio rápido de água, vapor e líquidos em geral (em pequenos diâmetros e baixas pressões). Também são recomendadas para serviços com líquidos que deixem sedimentos ou que tenham sólidos em suspensão.
As válvulas de macho só devem ser usadas como válvulas de bloqueio, isto é, não devem ser utilizadas em posições de fechamento parcial. Quando totalmente