Instalações Elétricas
QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO: Definição: O quadro de distribuição ou quadro de luz é o local onde se concentra a distribuição de toda a instalação elétrica, ou seja: - Onde se instalam os dispositivos de proteção dos circuitos. - Onde se recebe os condutores (ramal de alimentação) que vêm do medidor ou centro de medição.
- Onde partem os circuitos terminais que irão alimentar as diversas cargas da instalação (lâmpadas, tomadas, chuveiros, torneira elétrica, condicionador de ar, etc.).
Quadro de distribuição de metal
Quadro de distribuição de PVC
Tipos:
-Quadro de distribuição monofásico
-Quadro de distribuição bifásico
-Quadro de distribuição trifásico
CCM – Centro de Comando de Motores
Definição:
CCM’s são painéis completos (montados) que acomodam equipamentos para Proteção, Seccionamento e Manobra de Cargas. Tem uma função específica nos sistemas de distribuição de energia elétrica em unidades comerciais e industriais. São os painéis onde estão conectados os cabos provenientes das cargas.
Aplicações:
Subestação de concessionárias, proteção e seccionamento principais de fábricas e instalações industriais, estações de bombeamento, sistemas ferroviários, usinas térmicas e hidrelétricas de geração de energia, partida de motores de média tensão, subestação unitárias, quadros de distribuição de cargas, quadros de interligação, banco de capacitores fixos e variáveis.
LEITOS:
Definição:
LEITOS PARA CABOS ELÉTRICOS (BANDEJAMENTO):
Utilizados para sustentação e distribuição de cabos elétricos de alta, média e baixa tensão. São constituídos com 2 longarinas em perfil “ U “ nas dimensões 100x19 mm ou 100x45 mm e travessas em perfilados tipo “ C “ 38 x 38 mm ou 19 x 38 mm. Os espaçamentos das travessas podem ser de 200, 250 e 500 mm.
Os leitos p/cabos podem ser fornecidos em peças de 3000 mm ou 6000 mm e em aço SAE 1010/1020, Aço Inox (304 e 316) ou