Instalações de combate a incêndio (extintores
CENTRO DE ENGENHARIA CIVIL
INSTALAÇÕE DE COMBATE A INCÊNDIO:
Extintores de incêndio.
Palmas – TO
2013
EXTINTORES DE INCÊNCIO
Extintor de incêndio é um equipamento de segurança que possui a finalidade de extinguir ou controlar incêndios em casos de emergências. Em geral é um cilindro que pode ser carregado até o local do incêndio, contendo um agente extintor sob pressão. Os extintores são, normalmente, a melhor ferramenta para combater pequenos fogos, principalmente na sua fase inicial.
O extintor de incêndio é um equipamento de proteção das edificações que geralmente não é levado a sério no dia a dia. É comum encontrá-lo obstruído e até mesmo depredado, o que impossibilita ao usuário alcançá-lo ou ter acesso a ele de forma rápida quando há necessidade de uso.
Outro problema comum é o descontrole de sua renovação; a validade deve ser respeitada, pois, uma vez vencido, sua pressão ou material para combate ao fogo pode estar inutilizado. Os extintores precisam ter sua carga renovada regularmente, em intervalos estabelecidos pelo fabricante. Em geral estes variam de um a três anos. Em intervalos maiores o cilindro do extintor precisa passar por um teste hidrostático para determinar se ele possui vazamentos ou algum outro dano estrutural que prejudique o seu funcionamento. Há novos extintores que tanto o cilindro quanto sua carga valem cinco anos, e após o uso não tem mais utilização do cilindro como os antigos.
De acordo com o Inmetro, alguns cuidados devem ser tomados na manutenção de extintores. São eles:
Os extintores de gás carbônico devem ser inspecionados semestralmente. Os demais, anualmente;
Quando o extintor de incêndio estiver submetido à ação do tempo e à condições agressivas, merecem atenção especial quanto aos prazos para inspeção mencionados no item anterior, que podem ser reduzidos em razão do estado em que o extintor se apresentar; Não