Instala O El Trica Residencial
1. PROJETO ELÉTRICO
O objetivo de um projeto elétrico é adequar as necessidades do comprador do imóvel com a economia e a segurança. Através de um projeto elétrico bem feito pode-se economizar desde a aquisição de material para execução até o consumo de energia. O dimensionamento correto dos circuitos faz com que não haja superdimensionamento de cabos e eletrodutos, assim se obtêm a economia na aquisição de materiais.
Vantagens de um projeto elétrico:
Economia na aquisição de matérias e na execução das instalações;
Segurança das instalações;
Dimensionamento correto e personalizado para as necessidades;
Previsão de consumo para melhor rendimento do mesmo.
O tipo de fornecimento deve ser escolhido em função da potência instalada. A classificação dos fornecimentos se encontra a seguir:
Tipo A (monofásico): fornecimento a dois fios (fase e neutro)
110V
Potência instalada máxima: 12kW
Tipo B (bifásico): fornecimento a três fios (duas fases e neutro)
110/220V
Potência instalada entre 12 e 25kW
Tipo C (trifásico): fornecimento a quatro fios (três fases e neutro)
110/220V
Potência instalada entre 25 e 75kW
1.1. TOMADAS Para a escolha dos pontos de tomada, é essencial levar em conta a praticidade e entender a diferença entre os tipos de tomadas: - Tomadas de uso geral (TUG’s): não se destinam à ligação de aparelhos específicos, mas nelas são ligados aparelhos móveis ou portáteis. - Tomadas de uso específico (TUE’s): são utilizadas para aparelhos que estarão fixos em uma determinada posição. Ex: chuveiro, lava-louça, secadora, etc. De acordo com a norma NBR 5410:2004, a recomendação para a instalação de pontos de tomadas é:
Critérios para a determinação da quantidade mínima de TUG’s: - Recintos com área menor que 6 m2: no mínimo 1 tomada. - Recintos com área maior que 6 m2: no mínimo 1 tomada para cada 5m ou fração de perímetro, espaçadas tão uniformemente quanto possível. - Cozinhas e copas: uma tomada para cada