DIAGN STICO INSTITUCIONA1
2155 palavras
9 páginas
UNIVERSIDADEANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCACÃO A DISTÂNCIA
POLO SÃO LUIS - MA
MARIA JÚLIA MARTINS CASTRO SODRÉ RA 387390
1-DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL 1.1- Identificação do Campo:
Instituto Pobre Servos da Divina Providência- Lar Calábria Endereço: Avenida Divina Providência, Unidade 203, nº 100, Bairro: Cidade Operária, são Luis-Ma.
Telefone para contato: 33025172.
E-mail:larcalabria@gmail.com/www/pobresservos.com.br
1.2- Identificação do Supervisor de Campo
Nome da Supervisora: Florene Corrêa Lindoso.
Nº do CRESS: 3587/ 2ªRegião.
E-mail: florene_lindoso@hotmail.com
1.3- Descrição geral do campo:
Histórico da Instituição
O Padre João Calábria, Presbítero, foi o fundador da Congregação dos Pobres Servos e das Pobres Servas da Divina Providência.
Nasceu em Verona, no dia 08 de outubro de1873, caçula de sete filhos de Luís Calábria, sapateiro e de Ângela Foschio, empregada doméstica, e mulher de grande fé, educada pelo Servo de Deus Pe. Nicola Mazza, em seu Instituto para meninas pobres.
Desde o nascimento, a pobreza foi mestra na vida de João Calábria. Vindo a falecer seu pai, teve que interromper a 4ª série primária e trabalhar como garçom. Pe. Pedro Scapini, Reitor de São Lourenço, percebendo as virtudes do jovem, preparou-o com aulas particulares para os exames de admissão ao Ensino Médio, no Seminário. Tendo sido aprovado nos exames, foi admitido e frequentou- como aluno externo. Mas teve que interrompê-lo no 3º ano para prestar o serviço militar.
. Terminado o serviço militar, retornou aos estudos. Numa noite fria de novembro de 1897- quando frequentava o 1º ano de Teologia- regressando do hospital, onde havia ido visitar doentes, Calábria encontrou encolhido na porta de sua casa um menino cigano que fugira do seu grupo. Acolhendo-o, levou-o para sua casa, partilhou com ele sua janta e lhe deu abrigo. Foi o início de sua obra com os meninos órfãos e abandonados.
Em 1910, fundou as Irmãs Pobres Servas da Divina Providência, que obtiveram no dia