INST NCIAS E ESQUEMAS
Os bancos de dados mudam através do tempo à medida que informações são inseridas ou apagadas. A coleção de informações armazenadas no banco de dados em um determinado momento é chamada de instância do banco de dados. O projeto geral do banco de dados é chamado de esquema de banco de dados. Os esquemas não mudam com frequência.
O conceito de um esquema de banco de dados corresponde à noção de declaração de tipo em linguagens de programação. Uma variável de um dado tipo tem um valor particular em um determinado instante do tempo. Assim o conceito de valor de uma variável na linguagem de programação corresponde ao conceito de uma instância de um esquema de banco de dados.
Os sistemas de bancos de dados possuem diversos esquemas, subdivididos de acordo com os níveis de abstração discutidos anteriormente. No nível mais baixo, está o esquema físico; no nível intermediário, o esquema conceitual; no nível mais alto, um subesquema. Em geral, os sistemas de bancos de dados suportam um esquema físico, um esquema conceitual e diversos, subesquemas.
https://erealityhome.wordpress.com// www.ime.usp.br 3.1 Modelos de Dados, Esquemas e Instâncias
Uma das características fundamentais da abordagem de base de dados é que ela fornece algum nível de abstração de dados, pela omissão de detalhes de armazenamento de dados que não são necessários para a maioria dos usuários. O modelo de dados é a principal ferramenta que fornece esta abstração. Um Modelo de Dados é um conjunto de conceitos que podem ser usados para descrever a estrutura de uma base de dados. Por estrutura de uma base de dados entende-se os tipos de dados, relacionamentos e restrições pertinentes aos dados. Muitos modelos de dados também definem um conjunto de operações para especificar como recuperar e modificar a base de dados
3.1.1 Categorias de Modelos de Dados
Muitos modelos de dados têm sido propostos. Pode-se classificar os modelos de dados baseando-se nos tipos de