Trabalho De Portugues
O Classicismo em Portugal
O Classicismo português começa em 1527, quando o poeta Francisco Sá de Miranda retorna da Itália a Portugal com ideias de renovação literária. Portugal tornou-se um dos mais importantes países da Europa , em virtude do papel decisivo que exerceu no processo de expansão marítima e comercial . Desde o final do século XV, Portugal já se encontrava mergulhado no espírito aventureiro das viagens marítimas e dos descobrimentos. O pais amadurecia como Estado , povo , língua e cultura , mais com tudo ainda faltava aos portugueses uma grande obra literária que registrasse e consagrasse a euforia que viviam. Para isso Camões escreveu o poema “Os Lusíadas”, que foi a resposta concreta a este desejo e a obra que projetou a literatura portuguesa entre as mais significativas do cenário europeu nesse momento histórico.
Classicismo
O classicismo espalhou-se rapidamente pela Europa, com a criação da imprensa as informações eram divulgadas com maior rapidez. O classicismo ocorreu dentro de um grandioso momento histórico social, o Renascimento, como o próprio nome sugere, o Renascimento foi um período de renovação, momento de grandes transformações culturais, políticas e econômicas. A Europa saía da idade das trevas, como ficou conhecida a Idade Média, para encontrar-se com a luz, representada pelo conhecimento, que foi extremamente difundido no Renascimento, principalmente após a invenção da imprensa, que possibilitou a divulgação dos autores gregos e latinos.
Esse período foi marcado pelas grandes navegações, o desenvolvimento da matemática, o estudo das línguas e o surgimento das primeiras gramáticas.
Os escritores classicistas retomaram a ideia de que a arte deve fundamentar-se na razão, que controla a expressão das emoções. Por isso, buscavam o equilíbrio entre os sentimentos e a razão, procurando assim alcançar uma