Inss - pesquisa sobre impostos
O objetivo deste trabalho é conhecer determinados impostos, no caso, o INSS e suas aplicações na matemática financeira.
2. Justificativa
Através da proposta do professor de Matemática Financeira, este trabalho se justifica uma vez que, como alunos da disciplina Matemática Financeira, do curso de Administração e futuros gestores devemos ter o mínimo de conhecimento necessário para desempenhar nossa função com excelência
3. Trabalho
O assunto a ser tratado no decorrer deste trabalho, o imposto do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) é de suma importância, uma vez que atinge praticamente a maioria (para não dizer todos) dos cidadãos brasileiros.
O INSS é uma autarquia federal que operacionaliza os benefícios previstos pela Previdência Social no Brasil.
Assim, pode-se definir Previdência Social como um seguro que garante a renda do contribuinte e de sua família, em casos de doença, acidente, gravidez, prisão, morte e velhice. Oferece vários benefícios que juntos garantem tranqüilidade quanto ao presente e em relação ao futuro assegurando um rendimento seguro. Para ter essa proteção, é necessário que o indivíduo se inscreva e contribua todos os meses.
Estes são os valores usados para o cálculo do INSS:
Além disso, é possível inscrever-se e pagar como contribuinte individual em caso de autônomos e trabalhadores temporários. Estudantes, donas-de-casa e desempregados podem ser segurados pagando como contribuintes facultativos.
As leis que regem esse sistema são:
Lei no 8.213, de 24 de julho de 1991
Lei nº 10.666, de 8 de maio de 2003
Decreto nº 3.048, de 6 de maio 1999 e alterações posteriores;
Instrução Normativa INSS/PRES nº 45, de 06 de agosto de 2010
Os benefícios fornecidos pela Previdência Social são aposentadorias e auxílios. As aposentadorias se dividem nas seguintes categorias: a) especial; b) por idade; c) por invalidez e d) por tempo de contribuição. Já os auxílios são divididos em a) acidente; b)