Inspe o de risco
INSPEÇÃO PLANEJADA DE SEGURANÇA
Técnico em Segurança do Trabalho
INSPEÇÃO PLANEJADA DE SEGURANÇA
INTRODUÇÃO
É a parte do controle de riscos que efetua vistorias nas áreas e meios de trabalho, para descobrir e corrigir situações que comprometam a segurança dos trabalhadores. Planejamento é sinônimo de uma inspeção bem aproveitada, sendo que o primeiro passo é definir o que se pretende com a inspeção e como fazê-la. O acidente por sua vez, é a consequência de diversos fatores que, quando combinados, favorecem a sua própria ocorrência.
Assim, a inspeção planejada de segurança é uma vistoria técnica feita nos locais de trabalho, áreas externas e instalações, observando os vários riscos existentes no ambiente, como: falta ou uso inadequado de EPI’s ou EPC’s, falta de protetores em máquinas, protetores danificados, funcionando mal ou mal usados, uso de equipamentos de forma insegura, disposição de materiais de maneira perigosa, desordem ou desarrumação, etc. Outro fator importante é o estado de conservação de materiais, como: máquinas, mangueiras, cabos, ferramentas, escadas, EPI’s etc., que devido a seu uso frequente sofrem desgastes naturais e graduais. Todos esses são riscos à segurança que podem ser descobertos antes de causar danos pessoais, materiais e até ao meio ambiente.
Entendemos que a inspeção planeja de segurança é um instrumento fundamental para se obter um retrato qualitativo do ambiente laboral, isso porque ela nos permite detectar vários problemas com antecedência, e possibilita que as informações sejam repassadas aos responsáveis para manutenção, evitando assim acidentes e doenças no ambiente de trabalho. Em síntese, o profissional da Segurança do Trabalho e / ou o membro da CIPA devem percorrer todo o ambiente para identificar fatores que poderão ser causa de acidentes. Feito isto, o responsável deve tomar as devidas providências.
A maioria dos acidentes é uma combinação de condições inseguras do