Historia da ciencia e universidades
Acadêmico
História da Ciência e das universidades Conceito de Ciência
• A palavra ciência surge do latim (scientia) e significa saber que se adquire pela leitura e reflexão, é um conjunto organizado de conhecimentos, adquiridos pela observação e análise e um método próprio.
• Ciência é o conjunto de descrições, interpretações, teorias e leis que visam o conhecimento de uma parcela da realidade, em contínua ampliação e renovação, que resulta da aplicação deliberada de uma metodologia.
Conceito de Ciência
• “A ciência busca compreender a realidade de maneira racional, descobrindo relações universais e necessárias entre os fenômenos, o que permite prever acontecimentos e, conseqüentemente, também agir sobre a natureza. Para tanto, a ciência utiliza métodos rigorosos e atinge um tipo de conhecimento sistemático, preciso e objetivo”. ARANHA et MARTINS. Temas de Filosofia.
História da Ciência
• O conhecimento científico é conquista recente da humanidade. A Revolução
Científica do sec. XVII marca a autonomia da ciência, a partir do momento que ela busca seu próprio método, desligado da reflexão filosófica.
O conhecimento na Antigüidade
• O conhecimento produzido na antigüidade clássica (600 a.C. ao séc. III d.C) caracterizou-se pela rejeição da tecnologia; o conhecimento voltava-se para a explicação do mundo buscando justificar a vida do homem na terra, seus fins e sua razão de ser.
A “ciência” grega
• Dentre as civilizações antigas, os gregos foram os primeiros a desenvolver um tipo de conhecimento racional mais desligado do mito. O pensamento laico, não religioso, logo se torna rigoroso e conceitual, fazendo nascer a filosofia no séc. VI a.C.
A “ciência” grega
• Platão (séc. V a.C) afirma ser necessário buscar a ciência, que consiste no conhecimento racional das essências, das idéias imutáveis, objetivas e universais. As ciências como a matemática, geometria, astronomia são passos necessários a serem percorridos pelo pensador, até