História das universidades e ciências
Unip- Universidade Paulista
História das Ciências e das Universidades
Alunos:
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Prof. Angeles Treitero García Cônsolo 03/2013
Introdução
Estudaremos que a partir da evolução do ser humano surge a necessidade de esclarecimento sobre fenômenos que aconteciam no meio onde o homem esta introduzido, a partir da necessidade de ter que interferir no meio onde passou a viver se tornando nômade e o simples fato de curiosidade sobre os fenômenos naturais incompreensíveis até então como chuva, trovões, dia, noite e etc. As primeiras universidades surgem na Europa no começo do século XI, mas não como as de hoje em dia são voltadas extremamente a doutrinas religiosas, faculdades modernas surgem a partir do século XVII. Através do raciocínio humano surge quatro vertentes de conhecimento filosófico, religioso, cientifico e popular.
História das Ciências e das Universidades.
As explicações míticas e religiosas foram antepassadas da ciência moderna, não por darem importância central aos seres humanos na ordem das coisas nem por determinarem códigos de conduta baseados na ordem cósmica, mas por ao mesmo tempo oferecerem explicações de alguns fenômenos naturais apesar de essas explicações não se basearem em métodos adequados de prova nem na observação sistemática da natureza. Na idade antiga (4000 a.C. a 476 d.C.) surgiram as primeiras civilizações como as Civilizações de Regadio (Egito, Mesopotâmia, China) e as Civilizações Clássicas (Grécia e Roma). Nesta época, surgiram também os Persas, os Hebreus (primeira civilização monoteísta), os Fenícios, que eram os senhores dos mares e do comércio, além dos Celtas, Etruscos, etc.
Observava-se o movimento do sol no Egito e na Mesopotâmia e o primeiro relógio de sol data de 3500 aC. Os “cientistas” da época observavam os fenômenos da natureza e o céu. Havia uma preocupação em marcar o tempo.O primeiro e tímido passo na direção da