Inside Jobs
Trabalho: Resenha crítica do filme” Inside Jobs”.
Trabalho Interno é um filme que retrata os lados obscuros de Wall Street, o documentário revela verdades sobre os fundamentos da pior crise já vista desde 1929.
O filme conta com pesquisa e séries de entrevistas com políticos, economistas e jornalistas, revela as relações de governantes, agentes reguladores e a Academia. Os responsáveis por toda crise lucraram bilhões e ainda continuam no comando, inclusive no governo de Obama.
Teve início em 2008 a crise das hipotecas imobiliárias nos Estados Unidos, com a quebra do banco Lehman Brothers.
Os problemas começaram porque as instituições financeiras emprestaram dinheiro demais para quem não podia pagar, isso levou à falência de bancos e à intervenção governamental para evitar o colapso do sistema financeiro e uma recessão mais estreita.
Ao injetar recursos em bancos e até em empresas, no entanto, os governos aumentaram seus gastos, em um momento em que a economia mundial seguia encolhendo. O resultado não poderia ser outro: aprofundamento do déficit público, que em muitos países já era bastante elevado.
Nos EUA o resultado foi a dívida fora de controle, essa situação criou a necessidade de elevar o limite de endividamento público do país, para evitar que fosse decretado um calote. Esse cenário resultou em um embate político entre democratas e republicanos, que gerou enorme estresse nos mercados financeiros e levou a agência de classificação de risco S&P a rebaixar a nota de crédito americana.
Para piorar o cenário, os números revisados do PIB americano no primeiro e segundo trimestre apontavam para desaceleração da economia, que também enfrentava altos índices de desemprego.
A crise que afetou a Europa teve reflexos em todo continente, e em várias outras partes do mundo, inclusive no Brasil, e o fato de nossa economia ser cada vez mais globalizada teve grande influência nesse cenário.
A fragilidade econômica causada pelos déficits que ocorrem quando