inside job
Charles H. Ferguson
Hana Khalil - 19619
Inside Job é um documentário feito em 2010 produzido por Charles H. Ferguson e narrado por Matt Damon.
Pelos prêmios vencidos como por exemplo: Best Documentary, do New York Film Critics Circle; Top 5 Documentaries of the Year, do National Board of Review; Outstanding Directional Achievement in Documentary, do Directors Guild Award; e, principalmente, o Oscar de melhor documentário, percebemos que “Inside Job” conseguiu atingir perfeitamente o seu objetivo.
Ferguson diz que seu documentário é sobre a “corrupção sistêmica dos Estados Unidos pela indústria de serviços financeiros e as consequências da corrupção sistêmica.”
O documentário possui 5 capítulos, nos quais procura contar através de um ponto de vista com tendências esquerdistas (que se opõe ao controle privado da economia), os detalhes do motivo da crise que os Estados Unidos enfrentou por causa da corrupção por pessoas que ostentam de grande poder no meio politico e financeiro.
O ponto de vista tendencioso de Ferguson fica ainda mais claro quando menciona em seu documentário o protesto “Occupy Wall Street – We are the 99%”, que é contra, desigualdade econômica, a exclusão social, ganância e influência do setor financeiro sobre o governo.
Ferguson realizou um árduo trabalho de pesquisa, complementado por entrevistas com importantes figuras do setor financeiro. Se preocupou em destacar os equívocos dos grandes bancos e pecou em não mostrar como devia, as falhas (que também foram graves) do governo americano, que também não iria se sair ileso, pois estava mais preocupado com a guerra no Afeganistão e no Iraque.
Tirando esse fato, Ferguson faz um excelente trabalho em nos mostrar através de comprovações que o alto escalão do setor financeiro e os operadores de Wall Street enriqueciam com caríssimas bonificações e tais bonificações os incentivavam a arriscar mais no setor financeiro, já que a falta de normas não impunha punições, no caso de