Beneficiamento
Tingimento
A etapa de tingimento é executada para conferir cor aos fios ou tecidos diversas aparências e aumentar o valor do produto. Os materiais têxteis são tingidos usando uma ampla gama de corantes, técnicas e equipamentos. Os corantes usados pela indústria têxtil são em grandes partes sintéticos, tipicamente derivados do alcatrão ou derivados do petróleo.
O tingimento pode ocorrer em processos contínuos ou em batelada (não contínuo). Diz-se que um sistema é não contínuo, quando uma operação é iniciada e terminada numa mesma máquina. Neste sistema utiliza-se o processo de esgotamento que consiste na diminuição gradativa dos produtos presentes no banho.
Num tingimento, por exemplo, o corante se transfere do banho de tintura para a fibra, com a consequente diminuição de concentração do banho, e aumento da concentração do corante na fibra.
No processo contínuo, o material têxtil é alimentado continuamente em solução de corante com velocidade geralmente entre 50 e 250 metros por minuto. O processo de tingimento contínuo consiste tipicamente na aplicação do corante, fixação do corante com produtos químicos ou calor e lavagem. A fixação do corante nas fibras ocorre mais rapidamente em tingimento contínuo que em batelada.
A absorção e retenção do corante na fibra pode ser química, física ou ambas, dependendo da fibra e do corante. Ex.: algodão usa-se corantes reativos, poliéster por sua vez utiliza corantes dispersos.
O grau de adsorção é função de vários fatores, tais como, temperatura, pH, auxiliares químicos e velocidade. É muito importante o uso dos auxiliares químicos adequados para cada classe de corante.
Influência dos Ácidos / Álcalis (pH)
Conforme a classe de corantes e a fibra, a velocidade e rendimento da montagem podem ser influenciados por ácidos ou álcalis. Tomando se como exemplo os corantes ácidos, a influência do pH pode ser facilmente demonstrada no tingimento de poliamida ou da lã. Por outro lado, álcalis são da maior