Insetário
CAMILA MEDEROS
RELATÓRIO DO INSETÁRIO
GUARAMIRIM
FACULDADE ANHANGUERA
ANA CRISTINA DA SILVA ROCHA
RELATÓRIO DO INSETÁRIO Atividade acadêmica 1, referente a disciplina de zoologia dos invertebrados II, solicitada pelo professor Carlos José.
GUARAMIRIM
INTRODUÇÃO
A ciência que estuda os insetos chama-se Entomologia (entomon= inseto do grego e logia = estudo). Em relação aos homens, muitos insetos são úteis ( ex. Abelhas), a apicultura é um fator muito importante na economia mundial, enquanto outros como os mosquitos portadores de doenças como o da dengue e malária , é prejudicial a saúde da humanidade.
Os insetos compreendem o mais numeroso grupo de animais, são criaturas mais bem adaptadas do reino animal. São criaturas mais bem adaptadas do reino animal e vivem na terra, no ar e nas águas. Encontram-se insetos desde os desertos mais áridos, passando por zonas de florestas, até montanhas nevadas e lagos gelado. Seu tamanho pequeno significa que podem viver em locais pouco amplos e que requerem pouco alimento. São invertebrados, isto é, não apresentam coluna vertebral, pertencendo ao grupo dos Artrópodes, animais com a proteção de um exoesqueleto rijo e com pernas articuladas. Contudo, os insetos se diferenciam de outros artrópodes por possuir apenas seis pernas.
A maioria apresenta asas, o que permite escapar do perigo e procurar alimentos em amplas áreas. Hoje existem acima da 1 milhão de espécies registradas e muito mais para ser classificadas. Cada espécie pertence a grupos maiores, ou ordens, formatos e outros insetos fisicamente familiares. Os primeiros insetos alados viveram nas florestas que cobriam a terra há mais de 300 milhões de anos.