INRODUCAO
No entendimento de muitos o desenvolvimento econômico é sinônimo de crescimento econômico. São dois argumentos com mesmo sentido, mas de informações diferentes. Crescimento econômico é a expansão real do produto ao longo do tempo. Ao longo prazo o crescimento depende de outras variáveis: Acumulação do capital, inovações tecnológicas e a evolução da eficiência do trabalho. Já o desenvolvimento econômico está relacionado com a qualidade de vida da sociedade e a diferença econômica e sócias entre as pessoas.
DESENVLVIMENTO
Crescimento econômico X Desenvolvimento econômico
Crescimento econômico está relacionado a elevação do produto no país, ou seja o aumento do PIB do país. Ele dar a entender qual a melhor maneira que uma sociedade precisa para tornar-se produtiva. Ex: O progresso tecnológico; os investimentos em capital humano; os investimentos em capital físico e; a eficiência na organização econômica que se traduz na estrutura de incentivos que induzem os indivíduos a inovar e acumular.
O que um país precisa para crescer? Ela precisa ter uma estabilidade econômicas, quer dizer contas públicas ajustadas e inflação baixa.
A países que consegue ter um crescimento muito rápido, mas essa riqueza não chega nas áreas mais pobres, ou seja o desenvolvimento não vem na mesma velocidade que o crescimento.
“O desenvolvimento econômico de um país é o processo de acumulação de capital e incorporação de progresso técnico ao trabalho e ao capital que leva ao aumento da produtividade, dos salários, e do padrão médio de vida da população.”
No Brasil segundo o site Carta Capital, a política macroeconômica nacional. Apresenta o investimento na saúde que era para ser de 9%, mas o gasto com não chega nem a 4%. Isso mostra ainda que aumentem o PIB, ele não é capaz de melhorar a condição de vida e de saúde. (Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS)).
Por um outro lado, segundo “Indicadores de Desenvolvimento” no Brasil conseguiu reduzir a