Inovações tecnológicas e seus impactos no trabalho
Processos Gerenciais
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E SEUS IMPACTOS NO TRABALHO
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO: ORIGEM DAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS 3
2. CONCEITO DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS 5 2.1. Tipos de Inovações Tecnológicas 5
3. INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E SEUS IMPACTOS NO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 6
4. INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E SEUS IMPACTOS NO TRABALHO 8 4.1. O Comportamento do Trabalhador 9
5. CONCLUSÕES 10
REFERÊNCIAS 12
1. INTRODUÇÃO: ORIGEM DAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS
Durante a Revolução Industrial houve uma necessidade acentuada por novas tecnologias para aumentar os lucros dos donos das indústrias e o poder de sua nação. O artesão na indústria dominava as etapas do processo de produção de um produto, ele era ciente do valor, do tempo gasto e da habilidade necessária na fabricação, assim ele sabia qual o valor do bem por ele produzido.
A partir do século XVIII inovações tecnológicas, trouxeram transformações da matéria-prima, máquinas movidas pela tecnologia do motor a vapor, no entanto as máquinas também transformaram as relações de trabalho no meio fabril. Os trabalhadores passaram por um processo de especialização de sua mão-de-obra, passaram a ter responsabilidade e domínio sob uma única parte do processo industrial, perdendo a noção do valor por ele produzido.
Ele passou a receber um salário para exercer uma determinada função que, nem sempre, correspondia ao valor daquilo que ele era capaz de produzir. Essa mudança aconteceu pela formação da classe burguesa que era cheia de dinheiro e passou a controlar os meios (matérias primas, maquinário, terras) de produção da economia.
Provocando contradições entre eles e os trabalhadores essas más condições de trabalho, os baixos salários e carência de outros recursos incentivaram o aparecimento das primeiras greves e revoltas operárias que, mais tarde, deram origem aos