Inovação
“Inovação é o meio pelo qual o empreendedor cria novos recursos produtores de riqueza ou dota recursos existentes com um maior potencial para criar riqueza”. (Drucker, 1998)
A revista Fast Company divulga dez empresas mais inovadora da América do Sul. Deste ranking destaco:
Braskem (Brasil)
Inovação: em vez de petróleo, a petroquímica começou a usar a cana-de-açúcar na produção de plástico.
A empresa desenvolveu uma linha de plástico renovável de baixa densidade para sacolas de compras, colocando no mercado o polietileno verde, fabricado com o etanol da cana-de-açúcar. Ao ser utilizado pelas mais variadas indústrias, o polietileno verde da Braskem dá origem a produtos de “plástico verde”.
BCMF Arquitetos (Brasil)
Inovação: o escritório de arquitetos desenhou o primeiro estádio de futebol totalmente movido à energia solar, o Mineirão. Responsável pela reforma da arena, a empresa aproveitou a estrutura original, mas acrescentou um novo teto com painéis solares. O estádio também reaproveitará a água da chuva.
Tátil Design (Brasil)
Inovação: a empresa desenvolveu as embalagens da linha de produtos "Sou", da Natura. O novo design, com 70% a menos de plástico, é flexível e permite que o produto seja extraído até a última gota. Ela também foi a responsável por elaborar os logos para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.
Segundo a publicação da revista Fast Company, as empresas listadas estão na liderança em inovação com ideias que promovem mudanças globais.
A Braskem tem atuação destacada no cenário global da química sustentável, o que a torna a maior produtora de resinas nas Américas e líder mundial na produção de biopolímeros.
É a maior do mundo desde 2010, quando foi inaugurada a produção em escala industrial do “polietileno verde”, um tipo de polímero feito com etanol da cana-de-açúcar, uma fonte renovável.
O plástico verde