Inovação
SPI – Sociedade Portuguesa de Inovação
Mestrado em Economia e Gestão da Inovação
2013/2014
Duração: 6 meses a tempo inteiro
Orientador na FEP: Professor Mário Rui Silva
Orientadora na SPI: Consultora Mariana Fernandes
Aluna: Rita Vasconcelos
1. Introdução
A Sociedade Portuguesa de Inovação foi criada no Porto, em 1997, e desde então tem protagonizado uma evolução sustentada e coerente, com a criação de um conjunto de novas empresas e escritórios de representação, tanto em Portugal como noutros países. A SPI é constituída por um grupo de empresas como a SPI Portugal, SPI USA, SPI Espanha, SPI China e a SPI Ventures. Atualmente com atividade também no Brasil, a SPI encontra-se a expandir a sua presença internacional em pontos cada vez mais diversificados. Esta postura dinâmica permite à SPI intervir numa perspectiva global e alargar permanentemente a sua rede de contactos, proporcionando novas oportunidades aos seus clientes e parceiros. Constituída por uma equipa de mais de 60 consultores de 10 nacionalidades diferentes, a SPI apresenta um grupo de trabalho dinâmico e com diferenciados perfis, que permite uma resposta eficaz em vários sectores de atividade. (www.spi.pt).
O âmbito do presente estágio está relacionado com a Inovação, abordando concretamente a temática dos modelos de interação entre estratégias de I&D (Investigação e Desenvolvimento) e estratégias de internacionalização.
A internacionalização é um elemento determinante das estratégias empresariais, constituindo-se como um fator-chave para o aumento da competitividade das empresas. De modo complementar, torna-se cada vez mais relevante o reforço das capacidades empresariais de I&D que permitam às empresas apresentar novos e melhorados produtos ou serviços, ou adotar processos mais adequados.
É neste enquadramento que a SPI pretende aprofundar a compreensão das ligações existentes entre as realidades da internacionalização e da