inovação
No cenário competitivo da atualidade a sobrevivência de uma organização depende da inovação que deve ser constante para que haja um posicionamento nos setores em que atuam, para superarem seus concorrentes, impactando a competitividade e obtendo recursos financeiros.
O processo de gestão da inovação possui cinco etapas que são: levantamento, seleção, definição de recursos, implementação e aprendizagem. Que consiste na definição clara de estratégias, planos, objetivos, investimentos a serem realizados e indicadores de desempenho.
No levantamento se buscar, sistematicamente, oportunidades de inovação (ideias) que permitem antecipar tendências de novos produtos, novos processos e serviços, observando sinais de mudança no ambiente competitivo.
Na etapa da seleção, procura-se selecionar uma ou mais das oportunidades de inovação, procurando analisar criteriosamente as opções disponíveis.
Na definição de recursos são definidos os Recursos humanos, financeiros, infraestrutura, informações e tecnologias, necessários para implementar as oportunidades de inovação selecionadas identificando as formas de acesso mais adequadas.
Na implementação são executados os projetos da(s) oportunidade(s) de inovação, por meio do acompanhamento de seu desenvolvimento em termos de prazo, custos e qualidade, alinhados às necessidades de outros setores da empresa. Na etapa de aprendizagem é onde se reflete sobre o Processo de Gestão da Inovação como um todo, revisando etapas, ações, ferramentas e registrando as lições aprendidas. Quando nos disponibilizamos a inovar, nos deparamos com algumas dificuldades como o medo da mudança, falta de flexibilidade para buscar novas soluções e pouco recurso. Porem é preciso enfrentar com muita disposição cada dificuldade encontrada e seguir em frente, buscando sempre a superação.