Inovação
Gabriel Gaspar
10-07-2012
|
O Sistema OPS aplicado em Cimbres Autolançáveis
O presente relatório tratará de uma tecnologia única no mercado, com a qual tive contacto enquanto responsável de equipa de uma empresa de engenharia - subcontratada pela empresa detentora da tecnologia - encarregue do sistema hidráulico e de locomoção da estrutura, bem como na integração directa do Sistema de Pré-Esforço Orgânico (daqui em diante, OPS) no cimbre autolançável.
O sistema OPS foi patenteado pela empresa BERD, S.A., criada em 2006, e formada a partir de uma parceria entre um grupo de investigação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (doravante FEUP), fundado pelo Professor Pedro Pacheco, e a Mota-Engil. De referir que o grupo de investigação pertence à Faculdade e que esta se tornou accionista da BERD, S.A., sendo, portanto, a BERD, S.A. uma spin-off da FEUP. Este sistema foi desenvolvido na Universidade do Porto, na sequência da elaboração da tese de Mestrado intitulada “Soluções da Natureza para Problemas Estruturais”, do Professor Pedro Pacheco, tendo este, de seguida, iniciado um trabalho de investigação de fundo, que visou estudar a aplicação de soluções das Bioestruturas, a estruturas da Engenharia Civil, conjuntamente com engenheiros recém-licenciados da FEUP.
À excepção do projecto piloto - CIMBRE DO RIO SOUSA, realizado em 2005, génese da ora BERD, S.A.- 100% da facturação anual desta empresa provém do mercado externo.
A tecnologia inovadora do sistema OPS da BERD, S.A. está patenteada e registada em 65 países. A sua aplicação foi publicada na Organização Mundial da Propriedade Intelectual, a OMPI.
O sistema OPS simula o movimento dos músculos no corpo humano. Um músculo é um elemento estrutural com um grau de rigidez variável. Essa variação do grau de rigidez, no nosso corpo, consegue-se através do fornecimento de energia. Portanto, um