INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE NO MERCADO DA ARQUITETURA E URBANISMO
Amanda Spillere Krieger – arqamanda.sk@gmail.com
Braian Souza Baggio – braiansb@hotmail.com
Caroline Cruz Merlin da Silva – caroline_cms@hotmail.com
Marília Sasson– mariliapms@hotmail.com
Maiara Goulart – mai_goulart@hotmail.com
Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC
Laguna, 20 de Outubro de 2014
Resumo
Vivemos em uma sociedade na qual a competitividade é crescente a cada dia, considerando a massa de profissionais que ingressam no mercado de trabalho a cada ano e, a fim de adquirir a atenção do consumidor, apresentar um certo diferencial nos produtos e serviços oferecidos pode ser uma alternativa de se ganhar destaque no meio. Na área de projetos, mais especificadamente, na Arquitetura, o produto ofertado é fruto da criação e do intelecto do criador, e para convencer o cliente a escolher determinado escritório, a criatividade e a inovação são imprecindíveis.
Em muitos trabalhos, percebe-se que os ambientes que não estabelecemcircunstâncias para as pessoas relacionarem-se e que não são concebidos conforme seus desejos e necessidades, consequentemente não dão oportunidades para a geração de novas ideias.
Portanto, a criatividade, por definição do dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, é: 1- Capacidade de criar, de inventar; 2- Qualidade de quem tem ideias originais, de quem é criativo. Contudo, essa definição é rasa e não define a realidade das empresas no quadro atual, pois estas trabalham em numerosas equipes multidisciplinares e muitas vezes não cabe apenas inventar e sim aprimorar seus produtos, tornando-os continuamente interessantes. Esse grande desafio necessita de uma equipe criativa e atenta nas principais tendências da atualidade.
Com base nestas premissas, foram analisados novos processos de desenvolvimento de projetos, um novo conceito sobre trabalho e o projeto de um dos mais inovadores escritórios contemporâneos. Os