artigo
Este trabalho tem como objetivo analisar a dificuldade na leitura e escrita nas séries iniciais e identificar se a escola realiza algum projeto que favoreça na aprendizagem dos alunos.
A partir dos relatos observa-se que os métodos utilizados pelas professoras em analisar as dificuldades na leitura e escrita dos alunos são parecidos.
3.1 DIFICULDADES NA LEITURA E ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS
No decorrer da pesquisa ficou evidente através dos relatos que a análise feita pelas professoras é através de textos é muito auto-ditados. A forma de criar textos cuja única função é ensinar a ler, pois a alfabetização tradicionalmente era feita com palavras soltas e não contextos. Porque se dizia que primeiro precisava aprender a escrever as palavras e depois escrever os textos e isso é o contrário do que agente prega, isso não significa que as crianças não precisem de uma situação mais organizada para pensar sobre o sistema.
Das participantes da pesquisa, uma professora relatou que para que sua aula não ficasse chata começou a fazer sorteios entre os alunos, e o aluno sorteado é que faria a leitura do dia.
queria ver meus alunos interessados á aprender, e sai da rotina adotando um método em que meus alunos pudessem participar com muito mais entusiasmo das minhas aulas e para a leitura fazemos brincadeiras sorteios entre os mesmos, e o aluno sorteado é que fará a leitura daquele dia
Quando se fala em dificuldade na leitura e escrita percebe-se que a alfabetização deve ser de forma muito interativa, dando um passo a cada dia. A partir do momento que o professor sai da rotina, ele já encontra resultados favoráveis no processo de aprendizagem dos alunos onde os mesmo ficam mais entusiasmados e mais participativos. É nesse momento que a intervenção do professor se toma necessária, pois é ele que pode despertar o interesse de cada aluno, proporcionando descobertas so que a leitura representa tornando-se cidadãos