Inovação Tecnologica
Dentre as várias possibilidades de inovar, aquelas que se referem a inovações de produto ou de processo são conhecidas como inovações tecnológicas. Outros tipos de inovações podem se relacionar a novos mercados, novos modelos de negócio, novos processos e métodos organizacionais. Ou, até mesmo, novas fontes de suprimentos.
É o instrumento específico dos empreendedores, o processo pelo qual eles exploram a mudança como uma oportunidade para um negócio diferente ou um serviço diferente".Drucker (1987)
De acordo com a teoria neo-schumpeteriana, os desenvolvimentos tecnológicos seguem grandes ondas de desenvolvimento onde, através do surgimento de uma grande inovação-chave, outros setores econômicos desenvovem-se.
No momento de desenvolvimento tecnológico, este fator ou inovação chave apresenta:
Uma capacidade de rápida queda nos custos de produção; Oferta aparentemente ilimitada;
Potencial de incorporação em muitos produtos e processos.
A partir da adoção do novo paradigma, este tem a capacidade de remover os limites ao crescimento econômico, vencendo sucessivamente as resistências impostas à sua adoção. Observa-se, então, um aumento da relação capital/trabalho e da produtividade média de cada um deles.
Outras mudanças podem ser observadas, tais como:
Novas formas de organização das firmas;
Novos investimentos em infra-estrutura para a geração de externalidades positivas ao novo paradigma;
Tendência à concentração da produção em poucas firmas;
Reorganização geográfica, a nível nacional e internacional, da produção, seguindo as mudanças nas “vantagens comparativas” existentes entre regiões e países.
Novas formas e hábitos de consumo.
Em um mundo globalizado, inovação tecnológica e competitividade passam a ser palavras-chaves para o desenvolvimento econômico de um país e para conquistar espaço junto à economia internacional.
Inovações no Brasil
No Brasil foi criada