Inovação no cenário mercadológico
O cenário mercadológico exige das empresas uma atuação diferenciada que ajuda a fixar suas marcas no imaginário dos clientes.
A inovação é um fator cada vez mais valorizado e visto com olhos diferentes.
Lembro-me da época em que o profissional criativo não conseguia obter a adesão de seus gerentes e nem mesmo dos colegas de equipe. Nesta época, a estabilidade imperava e qualquer alteração em curso assustava àqueles que se mantinham estáveis (ou estagnados).
A famosa frase “em time que está vencendo não se mexe” caiu por terra. Cada vez mais, a idéia do KAIZEN (melhoria contínua) alia-se à inovação. O QUE É INOVAÇÃO?
A inovação acontece no meio empresarial quando uma idéia, um método, uma novidade ou um mecanismo novo é agregado ao contexto vigente, promovendo uma melhoria.
Uma das dificuldades encontradas para difundir o processo de inovação é a dificuldade natural do ser humano em correr riscos e o desconhecimento de ferramentas que auxiliam este processo.
Para construir a cultura inovadora as pessoas precisam manter constante observação de cenários, desenvolver a capacidade de análise e crítica, praticar ferramentas da criatividade e, principalmente, acreditar que “tudo que é considerado bom pode sempre ser melhorado”. O principal agente da inovação é o gerente. Como patrocinador do processo, é necessário conhecer e seguir cinco princípios básicos: 1º - Disposição mental
Quando se quer maximizar e ampliar o campo de influências é necessário mudar a cultura, as mentes que gerenciam os processos. As mentes criativas são curiosas, não têm medo de desafios, são inconformadas com o que já existe e sempre estão à procura de algo