Inovação em Transporte
Apresentação
Discussões sobre as dificuldades de quem depende do transporte público no Brasil, não são recentes. Há muitos anos, vem se discutindo inúmeras maneiras de transformar ou mesmo melhorias para o transporte público.
As empresas que mais arrecadam são as rodoviárias, sendo que o transporte rodoviário é que traz menos vantagens em relação ao custo-benefício. Pois é poluente, caro de manter, entre outros.
Pensando nisso, eis o Plano de Sugestão de Mudanças no cenário do Rio de Janeiro.
Plano
O sistema de transporte público possui diversos obstáculos para alcançar a qualidade merecida.
A ideia principal seria ampliação e modificação nas linhas e no transporte ferroviário.
O trilho do trem e a estação seriam erguidos. Como se demonstra a seguir:
Os trens seriam trocados, por trens específicos, já que o atrito com estes trilhos nos trens específicos faz com que eles ganhem mais velocidade.
Trem-X
Os trens específicos dos quais falamos, são chamados Trens-X. São o que há de mais avançado para tecnologia de transporte. Ele possui placas por cima, e sempre que exposto ao sol, ele guarda a energia adquirida. Tal energia, maquinista terá opção de escolher em usar como gerador, em casos de emergência, ou até mesmo recarregador a outros Trens-X. Os Trens-X, são 5 vezes mais leves do que os trens que utilizamos atualmente, isso aumenta a velocidade dele. Possui um maquinário digital, e um manual para casos de emergência. Vagões com ou sem ar-condicionado. Ligação entre todos os vagões, banheiro, o qual se conecta com tubulação de esgoto ao chegar as estações. Um mini balcão, no qual pode-se comprar um lanche, equipe de limpeza a postos, para que caso o passageiro, ative de seu lugar o chamado à equipe, a mesma possa estar de prontidão. Todos os acentos possuem cintos, os preferências são reclináveis e possuem cintos