INOVAÇÃO EM MARCA NO SETOR DE ESTÉTICA DO PIAUÍ
CAMILA JUSTEN PRIL
DAIANE DE LIMA FFNER
JOSIANE TAVARES CORREA
INOVAÇÃO EM MARCA NO SETOR DE ESTÉTICA DO PIAUÍ
GESTÃO DE INOVAÇÃO
SÃO LUIZ GONZAGA/RS
2014
Introdução
A inovação pode ser aplicada às marcas com intuito de destacá-las de forma competitiva e para que conseqüentemente, possa ocorrer um aumento da participação de mercado em relação aos concorrentes. O conceito de inovação se torna claro no Manual de Oslo (2005) ao afirmar que o processo de inovação não é linear, ocorrendo de forma transversal em diferentes setores da organização desde a aquisição de máquinas e equipamentos que incorporem uma nova tecnologia, passando pelo marketing até o planejamento e desenvolvimento. A inovação, por tanto, não é limitada a um setor específico da organização sendo possível trabalhá-la independente do segmento ou área de atuação.
O objetivo do estudo foi analisar o grau de inovação na dimensão Marca do Radar 0 em decorrência da aplicação do Diagnóstico Grau de Inovação das micro e pequenas empresas no setor de estética no estado do Piauí, localizados nos municípios de Teresina, Parnaíba, Picos e Floriano. O foco deste estudo, pode trazer posições destacadas no seu mercado de atuação, a área do segmento abrange desde os prestadores de serviços como salões de beleza e estética até os fabricantes de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Acredita-se que a inovação faz parte do núcleo de mudanças econômicas podendo ser considerada como radical quando provoca grandes mudanças no mundo ou ainda ‘incrementais’ preenchendo de maneira contínua o processo de mudança.
Neste cenário o presente artigo analisa a dimensão Marca do Radar 0, ferramenta essa utilizada para a coleta de informações pelos agentes locais de Inovação em seu trabalho de campo junto as empresas atendidas pelo programa, para estipular o grau de inovação das Micro e Pequenas Empresas. Que tem como objetivo evidenciar a