Inova O Defini O E Conceitos
A inovação vem junto da criatividade, David Archibald explica o que é inovação e criatividade através de fórmulas:
Criatividade = ideia + ação Nessa fórmula ter a ideia é somente o começo. Para verdadeiramente criar algo é preciso ter uma ação. Você precisa fazer alguma coisa para trazer a ideia para a realidade e assim criar algo novo.
Inovação = criatividade + produtividade
Aqui inovação significa elevar a criatividade a um patamar mais elevado, é um passo adiante. A inovação efetiva requer uma movimentação produtiva, determinação e persistência. Introduzir ovos produtos e processos é um grande esforço. Esse esforço necessita ser eficiente. Assim, a fórmula da inovação fica dessa maneira:
Inovação = ideia + ação + produtividade Isso quer dizer que para inovar é preciso ter ideias, que resultem numa ação e que, juntas, gerem produtividade. Novamente o termo produtividade aparece, demonstrando que a inovação deve ser útil. É a introdução dessa nova ideia e sua utilidade que definirá se é uma inovação ou não.
Existem algumas formas de classificar as inovações: 1. Radicais – quando provocam mudanças de forma pronta e imediata. Representa uma ruptura com o padrão anterior, originando novas indústrias, novos setores ou mercados, gerando também novas demandas. Essas inovações provocam fortes impactos na economia e na sociedade o que certamente as fará serem lembradas. Elas fazem a passagem de uma era para outra, no sentido econômico. Exemplo: a máquina a vapor, o computador.
2. Incrementais – quando produzem mudanças progressivas. É a introdução de qualquer tipo de melhoria sem alteração na estrutura, que são imperceptíveis para o mercado. Estas normalmente acontecem em função das pressões do mercado. Exemplo: novo método para aumento de produtividade; novo processo para redução de custos; otimização de processos de produção.
3. Genéricas – são àquelas que resultam da fusão das inovações radicais com as inovações incrementais, isto