Trabalho Facul Pronto
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI Processos gerenciais – Prática do Módulo III
RESUMO
A inclusão social vem trazendo mudanças para a vida das pessoas com deficiências.
Hoje em dia muitas delas podem trabalhar e ter uma vida normal, descobrindo em si grandes talentos. O mercado de trabalho abre vagas e seleciona essas pessoas cumprindo assim a lei e trazendo a inclusão cada vez mais para a atualidade.
O recrutamento e seleção de pessoas com deficiências dependem de uma equipe competente e preparada. Visando o bem dos empregados e das empresas contratantes.
Este trabalho tem por objetivo apresentar como é feito o recrutamento com pessoas com deficiência.
Palavras-chave: recrutamento, inclusão, deficiência.
1 INTRODUÇÃO
Hoje em dia, no que diz respeito às pessoas com deficiência, a sociedade está superando o preconceito de forma a possibilitar-lhes a inclusão efetiva. Estes passarão a ser peça importante no próprio destino e não mais, completamente dependentes. O direito de ir e vir, de trabalhar e de estudar é o caminho para a inclusão de qualquer cidadão e, para que se concretize em face das pessoas com deficiência, há que se exigir do Estado à construção de uma sociedade livre, justa e solidária (art. 3º da CF/88), por meio de políticas públicas compensatórias e eficazes. A obrigação, porém, não se acaba nas ações estatais. Todos nós somos igualmente responsáveis pela efetiva compensação de que se cuida. As empresas, por sua vez, devem primar pelo respeito ao princípio constitucional do valor social do trabalho e da livre iniciativa, para que se implementem a cidadania plena e a dignidade do trabalhador com ou sem deficiência (art. 1º e 170º do CF/88).
De acordo com o decreto 3.298/1999 considera-se deficiente toda a perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividades, dentro do padrão considerado normal