Inorgânica
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS DA TERRA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
DISCIPLINA: QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL II
RELATÓRIO EXPERIMENTAL
Natal/RN
ANDRESSA CLARA DE SOUZA
DIÓGENES MENDES ARAÚJO
GIORGIONE GUERRA CABRAL
HUGO RAFAEL CARVALHO
JOÃO PAULO FÉLIX DA SILVA
TIAGO BARBOSA SOTERO
RELATÓRIO EXPERIMENTAL
O referente trabalho tem como objetivo explanar a resolução de questões com uma visão de pesquisa discussões sobre suas devidas aplicações.
Docente: Vanusa da Silva Oliveira Ruiz.
Natal/RN
Junho-2011
Questionário
1- Referindo-se à parte III, explique as sucessivas mudanças de cor verificada, em termos da estrutura do íon que contém cobre. Resposta: As variações de cores do íon cobre foram causadas por efeitos eletrônicos dos compostos, o complexo tem coloração azul escuro e o sal duplo azul claro. As moléculas de água solvata os dois compostos, mas elas podem no decorrer do processo passar a ocupar a esfera de coordenação do metal, se isso for um processo espontâneo. A saída da amônia do sal complexo, e todos esses processos provocam variações eletrônicas no composto resultando em reações de oxi-redução e mudança de coloração.
2- Quais são as espécies iônicas presentes quando o sal duplo sulfato de cobre e amônio se dissolve em água? Resposta: Os íons do sal duplo presente em solução serão os íons NH4+, Cu2+ e SO42-.
3- Quais são as espécies iônicas presentes quando o sal complexo sulfato de tetraamincobre (II) se dissolve numa pequena quantidadede água? Dê uma explicação plausível para as transformações que tiveram lugar quando se juntou mais água. Resposta: Cu(NH3)42+ e SO42-. Ao adicionar mais água na solução, é possível que saia uma das moléculas de amônia ligadas ao complexo e a água entre na esfera de coordenação
4- Dê uma explicação para as