Legislação ambiental
Relatório Palestra sobre Gestão de Resíduos Sólidos 20/11/2010 Nome do Estudante
____________________________________________________________
_________________
Gestão de Resíduos Sólidos-Legislação Aplicada aos Resíduos Industriais
No último sábado, dia 20 de novembro de 2010, os alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho tiveram a oportunidade de assistir uma palestra que tinha como principais enfoques a gestão de resíduos sólidos e a importância da nova lei da logística reversa que responsabiliza as empresas pelo destino dados aos seus produtos depois do fim de sua vida útil, obrigando fabricantes, distribuidores e vendedores a recolher as embalagens usadas. Medida que vale para materiais agrotóxicos, pilhas, baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas e eletroeletrônicos. A legislação também determina que as pessoas façam a separação doméstico nas cidades onde há coleta seletiva. Também foi falado sobre a classificação dos resíduos sólidos por classes que podem ser de classe 1 - Perigoso e classe 2- Inerte ou não-inerte. As principais fontes geradoras de resíduos solídos são as indústrias metalurgicas, indústrias de equipamentos eletro-eletrônicos, indústria química e industrias que trabalham com couro e borracha.
Foi comentado também que a lei da logística reversa foi elaborada e aprovada não tanto por uma atitude prevencionista e com o foco na preservação do meio ambiente, mas sim com a percepção de que as matérias primas estavam se escasseando e que deveria se reaproveitar estes recursos .
Quanto a destinação final dos resíduos sólidos industrias, foi falado sobre os ARIP’s Aterro de Resíduos Indústriais Perigosos, onde estes resíduos devem ser encaminhados de forma a serem acondicionados corretamente e importante ressaltar que as empresas mesmo após enviar os resíduos pra os ARIP’s não